Aceda aqui: Inquérito online sobre regresso a Portugal

O EERNEP (Experiências e expectativas de regresso dos novos emigrantes portugueses: reintegração e mobilidades) é um projeto de investigação em sociologia, financiado pela FCT com a referência PTDC/SOC-SOC/28730/2017.

Duração: o projeto teve início em outubro de 2018 e prevê-se que tenha duração até setembro de 2021.

Parceria: CICS.NOVA.IPLeiria, com Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e CIES-Instituto Universitário de Lisboa.

FInanciamento: FCT.

Objetivo: O projeto pretende estudar o regresso dos emigrantes portugueses que saíram de Portugal a partir do ano 2000 e que já tenham regressado (experiências) ou estejam para fazê-lo (expectativas).

Estudos de caso: França, Luxemburgo e Reino Unido.

Marble Surface

A EQUIPA

Tem investigadores dos três centros de investigação

Instituição proponente

Coordenador da instituição e investigador responsável do projeto:
José Carlos Laranjo Marques

O Pólo de Leiria do CICS.NOVA encontra-se sediado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Tem desenvolvido a sua atividade neste Instituto desde 2002, quando os investigadores do Centro de Investigação em Identidade(s) e Diversidades(s) transitaram em 2015 para o Pólo de Leiria do CICS.NOVA. O Pólo de Leiria está empenhado em desenvolver investigação num conjunto diversificado de áreas das ciências sociais, em particular sobre trajetórias sociais, mediação intercultural, migrações, património, turismo e identidades.

Instituição parceira

Investigador co-responsável do projeto:
Pedro Góis

Investigadora de pós doutoramento:
Filipa Pinho

O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra é uma instituição científica dedicada à investigação e à formação avançada nas ciências sociais e nas humanidades, através de uma abordagem inter e transdisciplinar.

Desde a sua fundação, em 1978, o CES tem vindo a realizar investigação para e com uma sociedade inclusiva, inovadora e reflexiva, promovendo abordagens críticas face a alguns dos desafios mais prementes das sociedades contemporâneas.

Instituição parceira

Investigadores:

Joana Azevedo

Isabel Tiago de Oliveira

Ana Cristina Ferreira

João Peixoto

Liliana Azevedo

O Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa é uma unidade de I&D na área das ciências sociais constituída em 1985, acreditada pela FCT, vocacionada para estudar os problemas sociais contemporâneos a partir de perspetivas multidisciplinares.

 O CIES_Iscte tem como principal domínio científico a sociologia e desenvolve atividade relevante nos domínios das políticas públicas, da ciência política, das ciências da comunicação, da história moderna e contemporânea e do serviço social.

ENTRE EM CONTATO

©2019 por Experiências e Expectativas de Regresso dos Novos Emigrantes Portugueses. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now